


A tênue linha entre trabalhar duro e ser um Workaholic
Workaholic é uma termo comumente utilizado em nosso cotidiano oriundo da língua inglesa que significa pessoa viciada em trabalho, trabalhador compulsivo ou dependente dele. Gostar do trabalho e sentir-se motivado é uma coisa mas, não conseguir desligar-se dele é algo que precisa de atenção.
O mercado de trabalho vem mudando constantemente e o mundo corporativo também. Cada vez mais a competitividade está presente e a necessidade de sobrevivência falando mais alto, o que faz com que alguns colaboradores se cobrem mais para provar algo, seja para a sua equipe, colegas de trabalho, para seu superior ou para si mesmo e, por isso, trabalhar todos os dias mais de 12 horas e ainda levar serviço para casa é considerado "normal". Essas novas cobranças estão gerando cada vez mais um número maior de profissionais Workaholics.
Pessoas viciadas em trabalho costumam planejar sua vida sempre com base no trabalho movidos pela busca da pressão, correria do dia a dia e estresse, isso mesmo, a pessoa com esse distúrbio costuma sentir um vazio quando não vivência essas situações.
Um Workaholic costuma "abrir mão" de estar com a família e amigos e entende que momentos de lazer e hobbies são "perda de tempo". Seus únicos objetivos, vivenciados de maneira compulsiva, são somente as conquistas profissionais.
Mesmo aos finais de semana o Workaholic precisa estar conectado no e-mail, checando as mensagens e notificações no celular do trabalho constantemente.
Assim quando o trabalho é vivenciado 24 horas, 7 dias por semana e o indivíduo acaba perdendo sua identidade "particular", tornando-se um servo de seu trabalho, temos que prestar atenção pois pode haver um distúrbio que necessita de tratamento. Essa problemática pode acarretar, inclusive, em dificuldades na manutenção de relacionamentos cotidianos e rotineiros pelas suas conversas girarem sempre em torno de um único tema: o trabalho.
Sob a ótica da empresa, como tudo em nossas vidas, o perfil Workaholic tem seus pontos positivos e negativos, sendo:
Lado Positivo:
-
Tanto o chefe como os colegas de trabalho acabam tomando este perfil como referência profissional;
-
Por acumular mais horas dedicadas ao trabalho, mostra-se estar mais motivado;
-
Parece estar mais concentrado e envolvido com os resultados da empresa;
-
Na maioria das vezes, consegue uma promoção mais rápido que seus pares.
Com esses resultados, reforça o comportamento dependente e faz com que seja difícil para um Workaholic mudar, pois encontra dificuldade de enxergar os pontos negativos.
Lado Negativo:
-
Tendência a trabalhar sozinho e estar sozinho na vida pessoal;
-
Vive sobrecarregado por sempre aceitar novas tarefas;
-
Não costuma dar a devida a atenção a saúde, assim como os momentos de lazer;
-
Costuma ter humor variado apresentando comportamento irritado e explosivo;
-
Demonstra dificuldade em aceitar que esta cansado, privando das horas de sono, o que pode causar insônia;
-
Tende a desenvolver/apresentar comportamento ganancioso e de vaidade exagerado;
-
Quando não se sente produtivo, sente-mal e culpado, quando em excesso essa cobrança pelo perfeccionismo pode desencadear ansiedade e/ou depressão;
-
Impotência sexual.
-
Com o passar do tempo para a empresa o perfil Workaholic traz mais desvantagens do que vantagens, devido ao desgaste emocional do profissional, aliado ao fato dele estar isolado e não trabalhar em equipe que pode resultar inclusive em um impacto negativo na performance do time.
Eventualmente, dependendo da posição deste profissional na corporação pode haver um impacto financeiro negativo por haver acúmulo de muitas horas extras o que acaba onerando o orçamento da área e da empresa como um todo.
Também, ter um profissional com esse perfil, mais suscetível à problemas de saúde (físicos e psicológicos) pode resultar em um marketing negativo da empresa (em tempos de "Great Places to Work" esse fato não pode ser desconsiderado).
Gostaria de deixar claro que trabalhar às vezes até mais tarde, ter ambições e metas de carreira não está errado, contudo, é preciso saber identificar o excesso. Comprometimento com a entrega é diferente de ser Workaholic. Lembre-se que a mente precisa descansar para executar um bom trabalho!
Reflita sobre quais os motivos que te levam a trabalhar dessa maneira e qual é a função do seu trabalho em sua vida.
Prefira ser um Worklover, uma pessoa que ama o trabalho mas sabe encontrar o equilíbrio entre o trabalho e o lazer!
Leia e compartilhe este artigo pelo linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/t%C3%AAnue-linha-entre-trabalhar-duro-e-ser-um-workaholic-ferraresso/



