


Como ajustar o nosso Mindset?
Por que algumas pessoas tem mais facilidade para colocar em prática algumas ações, desenvolver uma habilidade e lidar com o fracasso de forma mais assertiva?
Primeiro é preciso entender a maneira como cada pessoa pensa, seu "modelo mental". É ele que é responsável pela maneira como compreendemos e julgamos a vida, direcionando nossas decisões e atitudes.
Esse conjunto de crenças, que orienta a maneira com que lidamos com as situações, as ideias e valores que cada pessoa possui vem do seu Mindset, que é o nosso modelo mental predominante.
De acordo com Carol Dweck, uma das maiores especialistas do mundo em Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento e autora do livro "Mindset: a nova psicologia do sucesso, mostra que o sucesso, nas mais diferentes áreas da vida, não está vinculada a um talento ou habilidade especial, está ligada a percepção que adotamos a respeito de nós e que reflete na forma como organizamos os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.
Segundo as pesquisas de Carol Dweck, existem dois tipos de mindset:
Mindset Fixo: acredita que as sua capacidade, habilidade, inteligência e talento nato são imutáveis, ou seja, ou você tem ou não tem, e não há a possibilidade de mudar, e é isso que vai determinar seu sucesso ou fracasso ao longo da vida. É como se a pessoa nascesse com um "dom" que não é possível de adquirir ou transformar.
Devido a esta crença limitante, as pessoas que possuem o mindset fixo tendem a evitar os desafios com medo de fracassar e parecer menos inteligente e incapazes. Também são pessoas que tendem a gastar mais tempo tentando provar o seu valor e do que é capaz, para si mesmo e para as outras pessoas. Normalmente, é um perfil composto por pessoas inseguras, que duvidam frequentemente de suas capacidades.
Mindset de Crescimento: acredita que é capaz de cultivar suas qualidades por meio do seu próprio esforço. Essas pessoas entendem que todos
nós possuímos um potencial, que pode ser desenvolvido através da dedicação e empenho. E é por isso, que encaram as dificuldades e limitações como oportunidades de aprendizado e superação. São pessoas movidas pelos desafios, ou seja, se dedicam ao treino e a prática diária. Pessoas com mindset de crescimento, possuem a crença na transformação e tendem a serem mais otimistas, autoconfiantes e persistentes.
Se você passar a se observar mais atentamente, irá sentir uma mistura dos dois mindsets em você, isso é normal, todos nós temos um pouco de cada um, tanto do mindset fixo como do mindset de crescimento, porém, é preciso avaliar qual tipo acaba predominando mais em você e em quais situações.
Vale ressaltar que a autora, não classifica um tipo de mindset como sendo o certo ou errado, o que ela faz entender em seu livro é que a predominância do mindset de crescimento é o modelo que permite termos mais êxito, independente da área da vida, pois contribui para o desenvolvimento interno de uma pessoa.
Da mesma forma que o mindset é construído, ele pode ser alterado e, para conseguir realizar esta mudança, é preciso investir em autoconhecimento, assim, quanto mais você passa a se conhecer, melhor irá identificar suas crenças limitantes que estão te impedindo de progredir, dessa forma, você começa a se comportar de maneira mais receptiva ao esforço identificando os possíveis fracassos como oportunidade de aprendizado. Com isso, de maneira progressiva, você passa a incorporar novos hábitos e pensamentos que irão interferir diretamente no seu comportamento diante das situações do dia a dia.
Para fortalecer ainda mais o seu desenvolvimento, você pode buscar a terapia e o coaching como ferramentas para o seu crescimento e ambos costumam ser utilizados neste processo de tomada de consciência de nós mesmos, pois são ferramentas que permitem identificar pensamentos e comportamentos diários, principalmente quando se têm objetivos pré-estabelecidos.
Por fim, importante lembrar que mudar nunca é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa possível, que leva tempo e dedicação. Nada adianta tentar mudar uma atitude se a forma de pensar e agir não for alterada, caso contrário, o comportamento anterior se repetirá. É sempre válido investir em boas leituras, optar por pensamentos positivos e aprender constantemente com novas situações, pessoas, experiências e lugares.
Adote novas estratégias para a sua vida!
Leia e divulgue pelo Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/como-ajustar-o-nosso-mindset-jamile-ferraresso/?trackingId=Ep8wcpN3S%2BGldiWashs2wA%3D%3D
