


Desemprego não deve ser sinônimo de abandono dos estudos
Todos os semestres milhares de pessoas encaram maratonas de vestibulares com o objetivo de ingressar em uma faculdade, adquirir mais conhecimento, ampliar sua competitividade profissional e, também, por meio da educação, melhorar a qualidade de vida. No entanto, não são todos que ingressam em universidades privadas que conseguem bancar o próprio estudo conforme planejado. Alguns são alvos de reveses da vida e o sonho do diploma acaba cando em segundo plano.
A perda do emprego, por exemplo, é um dos motivos pelos quais muitos estudantes abandonam os estudos, isso porque o peso da mensalidade é o primeiro a ser eliminado do orçamento.
Com o objetivo de tentar minimizar a evasão no ensino superior, a Veris Faculdades criou um programa para incentivar a continuidade dos estudos de seus alunos. Em 2009, a instituição lançou a Bolsa Desemprego, que oferece desconto de 100% na mensalidade de estudantes regularmente matriculados que perderam o emprego. O benefício é oferecido gratuitamente, sem nenhuma taxa, durante três meses. Neste período, o estudante ainda participa de reuniões e atividades com os consultores (psicólogos especialistas em orientação profissional) do Departamento de Carreiras da Veris Faculdades, que o
ajudarão a se recolocar no mercado de trabalho.
Desde o lançamento, o programa beneciou 245 alunos nas suas três unidades em Campinas, São José dos Campos e São Paulo. Do montante, cerca de 70% dos participantes conseguiram recolocação no mercado de trabalho. A melhor média é da unidade de São Paulo, que conseguiu recolocar 100% dos alunos que aderiram ao programa. “Sabemos que a saída do aluno durante o curso, por motivo de desemprego, prejudica seu desenvolvimento profissional.
Hoje o mercado de trabalho vê a graduação não mais como um diferencial, mas sim como algo essencial para o currículo, e com o abandono, as chances de uma recolocação na área também diminuem. O mercado este cada vez mais competitivo e é preciso estar bem preparado para encará-lo”, explica Patrícia Teixeira Santos, analista de carreiras da Veris Faculdades.
Além de auxiliá-los na recolocação, a Veris Faculdades também trabalha com a elevação da auto-estima dos alunos, que muitas vezes estão em baixa e prejudicam o desenvolvimento da carreira. “Muitos alunos chegam frágeis emocionalmente e precisamos trabalhar no resgate da autoestima,
que é um fator que pode ser decisivo na etapa de recolocação. Fazemos acompanhamento do início da preparação do currículo até o momento da entrevista. E todo esse suporte é oferecido gratuitamente a todos os alunos”, reforça Jamile Ferraresso, coordenadora do Departamento de Carreiras da instituição.
Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT)
Esse acompanhamento ao aluno participante do programa Bolsa Desemprego pode ser individual ou em grupo, como acontece durante o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), criado no segundo semestre de 2009. O PPMT é oferecido duas vezes ao ano e é aberto para alunos
de todos os cursos da Veris Faculdades, incluindo ex-alunos de graduação e pós-graduação. Ao todo, são oito encontros em dois meses – um por semana com duração de duas horas cada. Os principais resultados alcançados com este projeto são a redução da evasão e inadimplência dos alunos
desempregados, a oferta de subsídios para que alunos com Bolsa Desemprego se recoloquem durante a vigência do benefício e a conscientização do autogerenciamento da carreira, além de reexões sobre a importância do autoconhecimento para a projeção de um futuro profissional.



